TÓRTORO E LEMINSKI

Artigo de Cristiane Framartino Bezerra

 

No mês passado, recebi um carinhoso e-mail do amigo Professor, Escritor e Fotógrafo Antonio Carlos Tórtoro, convidando-me a uma visita à Biblioteca do Clube de Regatas, para participar do importante trabalho que tem feito de aproximação entre autores e associados.
Aproveitou para sugerir que eu levasse alguns exemplares dos meus livros já publicados.
Claro que sabendo da vida dedicada à cultura do meu querido amigo, topei na hora, mas por conta da correria, acabei não avisando praticamente ninguém.
De repente, a divulgação feita por ele foi chegando a toda a cidade. Notas nos jornais, sites, revistas, até rádio falou da manhã de autógrafos.
Talvez eu não tenha dimensionado bem o que seria aquela ingênua manhã no Regatas.
Cheguei na casa de minha mãe num fim de tarde anterior e levei à queima-roupa: “Pôxa, a gente ficou sabendo pelo jornal que você vai autografar no Regatas”, minha irmã Rosa, cobrando a falta de convite.
Expliquei que era uma visita aos associados do clube, não um evento aberto a todos. Pelo menos era o que eu havia entendido.
Como diria Robin: “Santa confusão, Batman!”…
A questão maior foi o tamanho do carinho dos amigos da Imprensa para comigo e com o Tórtoro.
Moral da estória… Estou recebendo até agora cumprimentos, justificativas por ausências, mensagens de apoio e muitas, mas muitas queixas, daqueles que se consideram excluídos, que não foram convidados.
Entre risos e justificativas, lembrei do Leminski, poeta curitibano dos meus prediletos, como se sussurrasse nos meus ouvidos: “a polêmica nunca é anêmica”…
Cheguei à conclusão de que ter amigos como o Tórtoro é caminhar de mãos dadas com Leminski… surpresas felizes podem aflorar  sem que a gente espere!
Além do reencontro precioso com o Cese, Lu Degobbi, Helena Agostinho, Cida Gasparini, Sônia Barradas, Ondina, muitos sócios de um clube que admiro pelo zelo com o patrimônio, associados e porque não dizer, com a própria cidade, pelos projetos lindos que mantêm, acabei recebendo dezenas de manifestações carinhosas.
Agradeço por tudo. Até mesmo pela polêmica e certa confusão.
Portanto, estou fazendo minha retratação aos amigos e familiares queridos – não publiquei nenhum livro novo, não! Apenas autografei os já velhinhos, Flor de Antares e Rompendo o Casulo…!!!
Mas em breve pretendo sim, se Deus assim permitir, lançar uma deliciosa novidade…
Aí, quero todo mundo lá!
Congestionando a livraria que me receber…
E de preferência, com multidão maior do que garota BBB em lançamento da Playboy!!!70_9860-1

DEPOIMENTOS DE AMIGOS