DE PEREGRINO PARA ALUMIAR

45-peregrino

 

“Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas”
Rubem Alves
No Houaiss, um peregrino é um indivíduo andante, que viaja, que empreende longas jornadas.
No mesmo Houaiss, alumiar quer dizer dar à luz, iluminar ou ficar iluminado, dar ou adquirir conhecimento, cultura, esclarecimento.
Logo, o peregrino não encontra obrigatoriamente o que busca.
Alumiar, por outro lado, não deixa dúvidas de que significa dar a alguém todos os cuidados necessários ao pleno desenvolvimento de sua personalidade, inclusive cultura: conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes que distinguem um grupo social.
Portanto, penso que é significativa a mudança de nome do jornal Peregrino das Letras para Alumiar.
A partir de maio, o jornal, que sempre focou a qualidade de vida e  valores humanos, ao ampliar seu espectro, acrescentando ao seu conteúdo artigos sobre Educação, ficará sensivelmente enriquecido, devido à nova  amplitude alcançada no espectro possível sobre todos os futuros assuntos abordados pelo jornal, além de permitir a novos profissionais  a possibilidade de se exprimirem sobre os diversos e mais variados temas que possam acrescentar algo ao cabedal de conhecimento inerente a cada um dos leitores.
Em uma de suas entrevistas, o admirável  escritor, filósofo e educador Rubem Alves diz o seguinte: Por que os seres humanos se educam ? A primeira razão por que os seres humanos aprendem é para sobreviver. Nós aprendemos ferramentas de sobrevivência. Todos os saberes são ferramentas de sobrevivência. É para isso que a gente aprende. Os nossos saberes têm que ter um objetivo prático. Para que servem ? Para dar competência para sobreviver. Outra coisa é que a gente aprende não só para sobreviver, mas para sobreviver bem. Nós temos padrões estéticos de beleza, de prazer, de busca. Isso faz parte da vida humana. Vida humana não é só viver, mas é vida com toda a sua exuberância cultural.
Tendo sido sempre um leitor assíduo do Peregrino das Letras, pretendo continuar lendo Alumiar por saber que seu conteúdo sempre me proporcionou o que Rubem Alves chama de ferramentas e brinquedos (um resumo do que é Educação)  : “ferramentas” são conhecimentos que nos permitem resolver os problemas vitais do dia-a-dia e “brinquedos” são todas aquelas coisas que, não tendo nenhuma utilidade como ferramentas, dão prazer e alegria à alma.
Portanto, para mim, o jornal Alumiar serão sempre asas, e não gaiola, que me permitirão voar ( tal peregrino alado) pelos caminhos (e conhecimentos) do mundo.

 

ANTONIO CARLOS TÓRTORO
Observação: artigo publicado no jornal Alumiar, em abril de 2009, novo nome do antigo  jornal Peregrino das Letras:

http://www.alumiar.com

 

COMENTÁRIO SOBRE O ARTIGO ACIMA:
Ola Tórtoro!!!!
Muito lindo seu texto no Jornal ” Alumiar”.
Só pessoas Alumiadas como vc tem esse dom de fazer um texto assim, que quando lemos temos a impressão de que as palavras estão num palco como se fossem bailarinas.
Parabéns e tenha um Òtimo Final de Semana.
Katia Maria Moreira

ARTIGOS, EDUCAÇÃO, LITERATURA