AC TÓRTORO: NO ENCONTRO ENTRE CRIADOR E CRIATURA NA BIBLIOTECA DO COLÉGIO ANCHIETA

CAPA-VOCE-ME-AMANa manhã do dia 17 de outubro de 2014, durante a FECCAN – Feira Científico-cultural do Colégio Anchieta , será lançado um livro escrito por 39 alunos do Ensino Médio do Colégio Anchieta sob orientação da Profa. Dra. Vera Lúcia Hanna.
Abaixo, o prefácio que escrevi para a obra apresenta um pouco do que ela representará para as relações mães x alunos do Colégio Anchieta.

PREFÁCIO
ENCONTRO ENTRE A CRIATURA E O CRIADOR

Nasceu de seu ventre após nove meses de gestação.
Você o viu crescendo a cada hora, a cada dia, a cada mês, e viu o processo de mudanças ocorridas em cada uma das partes do corpo dele por mais de uma década.
Trocou com ele os primeiros sons, as primeiras palavras.
Participou do processo lento e milagroso de formação do caráter dele, de sua personalidade.
Procurou atender a cada pedido, a cada gosto, e dividir com ele cada sonho.
Então você conhece ele, seu filho, como a palma da mão, certo ?
Você já se imaginou dando informações a um desenhista para que seja feito um retrato falado dele?
Você já fechou os olhos e tentou se lembrar da fisionomia dele, em detalhes, depois de não vê-lo por algum tempo ?
Se tentou, deve ter sentido a grande dificuldade que tal tarefa apresenta: sobreposição de expressões esfumaçadas do rosto a ser lembrado, imagens sem definição que desaparecem na mesma fração de segundo em que apareceram, fleches de fatos correlatos envolvendo outras faces, enfim, uma loucura.
Agora tente colocar no papel os detalhes desse rosto.
Acrescente agora, no mesmo papel, informações sobre a personalidade de seu filho: sua história, seus pensamentos, suas idéias, seus desejos, virtudes, defeitos.
Difícil, chega a parecer quase impossível. Certo?
Agora imagine o inverso: você tem escrita a descrição, e precisa encontrar mentalmente um jovem que corresponda a ela como se estivesse brincando com um daqueles jogos pedagógicos de encaixe.
Pergunto: você seria capaz de descobrir seu filho, caso lhe fosse apresentada uma descrição por escrito dele, ou seja, uma autodescrição, misturada com autodescrições de dezenas de outros jovens?
Pois é esse o desafio proposto a você pela Profa. Vera Hanna: uma experiência desafiadora que permitirá a cada um dos pais envolvidos, saber se, realmente, conhece, em detalhes, a sua imortal obra prima.
Encontro mágico, por meio da palavra, entre criatura e criador.
E o resultado poderá ser surpreendente marcante, estabelecendo um divisor de águas na qualidade das relações familiares, a partir desse momento em que você descobrirá se o tempo hoje dispensado ao seu filho está sendo suficiente para conhecê-lo profundamente e guardá-lo na memória enquanto houver vida.
Os animais encontram seus filhotes pelo cheiro: você terá a oportunidade de encontrar o seu pela palavra.

ANTONIO CARLOS TÓRTORO
Ancartor@yahoo.com
www.tortoro.com.br

Colégio Anchieta, EDUCAÇÃO, LITERATURA