AC TÓRTORO: COORDENADOR GERAL DA XXVIII FECCAN – FEIRA CIENTÍFICO-CULTURAL NO ANCHIETA 2014.

A FECCAN – Feira Científico-cultural do Colégio Anchieta é um evento tradicional do Colégio Anchieta ( realizado desde 1986) e que, em 2014, mais uma vez, trouxe centenas de visitantes ao Colégio.
A Feira foi realizada sob a organização geral do Coordenador de Eventos, Prof. Antônio Carlos Tórtoro, contando com a participação das coordenadoras Ana Paula Hermanson, Lucia Helena Palma, Giovana Andreolli e Letícia Velloso, e com apoio irrestrito da Diretora, Profa. Alcilene Soares Aguiar e do mantenedor , Prof. João Alberto de Andrade Velloso, sendo de fundamental importância a participação imprescindível de professores, alunos e pais.
Todos que estiveram presentes ao evento ouviram muita música, apreciaram artes, produções culturais, receberam informações as mais variadas sobre múltiplas áreas do conhecimento humano, por intermédio de trabalhos desenvolvidos no decorrer de 2014 por alunos dos ensinos infantil, fundamental e médio do Anchieta.
Às nove horas, na biblioteca do Colégio — onde se encontrava a exposição fotográfica “Les bleus” , do fotógrafo do Grupo Amigos da Fotografia, AC Tórtoro, sobre a Gincana do Anchieta – 2014 feita em homenagem à França tendo em vista a presença da seleção francesa de futebol, em Ribeirão Preto, durante a Copa — a FECCAN teve início com o lançamento do livro “Você me ama? Reconheça-me !”, que contou com a presença da Secretária da Educação, Débora Vendramini — detalhes no site www.tortoro.com.br — e, logo após, apresentações no teatro do Colégio: Danças: a) Samba em sapatilhas de pontas: do popular ao clássico; b) Pagode: originado do samba.;c) Hip Hop: a mistura de raças; d) Funk Remix: o povo vai às ruas ; e) K-Pop: buscando novos talentos ; 2) Banda: “Beatles” (Twist and Shout) e encenação da vida de Portinari.
Na galeria de entrada para as salas de aula os visitantes puderam apreciar uma exposição de trabalhos de arte dos alunos: releitura da obra de Bassano Vaccarini: misturando as cores e brincando com os “lados escuros” de sua obra em homenagem aos 100 anos do artista.
Nas salas da Educação Infantil foram apresentados trabalhos sobre animais brasileiros em extinção, boto cor de rosa, baleia franca, tartaruga marinha, tamanduá bandeira, cervo do pantanal,mico leão dourado, muriqui do norte, macaco aranha, onça pintada, lobo guará e gato maracajá.
Nas salas do Ensino Fundamental – 1º. ao 5º. ano – foram apresentados os trabalhos: trânsito, as plantas e suas utilidades, Monteiro Lobato, Geometria espacial e corpo humano.
Nas salas do Ensino Fundamental II – 6º. ao 9º. Ano – foram apresentados os trabalhos : Matemática mágica, Cinema e a Física , Museu, Nossas vizinhas bactérias, Uma viagem pelas culturas do nosso vasto mundo, Mundo do crime, Cândido Portinari e Fauna e flora.
Nas salas do Ensino Médio foram apresentados os trabalhos : Línguas tropicais, Ribeirão Preto – uma abordagem multidisciplinar de sua urbanização, Árvores e animais do Colégio Anchieta, A geografia dos países da Copa, Pitágoras e a música e Tributo ao Dr Luis Carlos Raya (Parque Raya).
Os trabalhos foram julgados por uma comissão de professores dos ensinos fundamental e médio.
A cobertura fotográfica para arquivo do Colégio Anchieta ficaram por conta de Marcos Pires, da Espaço Vídeo e Foto, e de Rod Tórtoro , Grupo Amigos da Fotografia, como ocorre todos os anos.
A apresentação dos mais de quarenta trabalhos teve início às 9 horas da manhã , e terminou às 15 horas do dia 17 de outubro de 2014, nas dependências do Colégio Anchieta/Objetivo, rua Chile, 845, Jardim Irajá.

ANTONIO CARLOS TÓRTORO
ancartor@yahoo.com
www.tortoro.com.br

ACADEMIAS, ARE-Academia Ribeirão-pretana de Educação, Colégio Anchieta, EDUCAÇÃO