GÊNESIS E O COLÉGIO ANCHIETA: FRAGMENTO DE VIDA NO CORAÇÃO DO JARDIM IRAJÁ

E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.

E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.

E Deus colocou um primeiro fragmento de vida no coração do Jardim Irajá: Palmeiras Jerivá, Magnólias, Cedro, Goiabeiras, Mangueiras, Jequitibá, Ipê amarelo, rosa, branco, Sete-copas, Cássia-imperial, Munguba, Drascena-de- madagascar, Sangra d’água, Espirradeira, Jatobá, Abacateiro, Sibipiruna, Cajueiro, Murta-de-cheiro, Salgueiro-chorão, Guapuruvu, Jenipapo.

E disse Deus: … e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
… e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, …e as aves se multipliquem na terra.
E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.

E Deus colocou um segundo fragmento de vida no coração do Jardim Irajá: Jandaia Mineira, Fim-fim, Anu Preto, Quero-quero, Asa-branca, Pombo Doméstico, Sabiá do Campo, Pica-pau-anão-escamado, Encontro, Coleirinho, Coruja buraqueira, Bem-te-vi-rajado, Tesourinha, Pardal, Periquitão Maracanã, Pomba-de-bando, Andorinha Doméstica Grande, João-de barro, Suiriri, Sanhaço-cinzento, Sanhaço-do-coqueiro, Cambacica, Rolinha-caldo-de-feijão, Sabiá-poca, Figuinha-de-rabo-castanho, Beija-flor Tesoura, Carcará, Periquito-de-encontro-amarelo, Bem-te-vi, Guaracava-de-barriga-amarela, Arapaçu-de-cerrado, Chopim, Corruíra, Bentevizinho-de-penacho-vermelho, Bentevizinho-de-asas-ferrugínea, Myiarchus SP, Maria-cavaleira, Irré, Maria-cavaleira-de rabo-enferrujado, Saíra-amarela, Pica-pau Verde Barrado.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem…E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
ANCHIETA-NA-NATUREZA

E Deus, no apagar das luzes do primeiro semestre, no dia 04 de julho de 2014, colocou, para avaliar esses fragmentos de vida no coração do Jardim Irajá alunos do ensino médio, participantes do projeto “ Árvores e animais do Colégio Anchieta: Um fragmento de vida no coração do Jardim Irajá ”. Eles tiveram uma aula prática no bosque municipal Fábio Barreto sobre a metodologia utilizada para a identificação de espécies vegetais. Durante a atividade as especialistas Olga Henriques e Lucimar Polo discorreram sobre as principais características que devem ser observadas durante a identificação de uma espécie, identificaram inúmeras espécies vegetais, estabeleceram as principais diferenças entre espécies nativas e espécies exóticas e sobre as características da mata local.
Ao retornarem às aulas, no dia 1º de agosto à noite, os mesmos alunos participaram de um minicurso com a ornitóloga (especialista em aves) Ana Carla de Aquino. Pela manhã do dia 2, depois de pernoitarem na escola, o minicurso prosseguiu com uma aula prática na área externa do Colégio.
A bióloga Ana Carla deu importantes informações aos alunos sobre como proceder durante a observação de aves e, juntamente com eles, identificou mais de 20 espécies de aves.
As duas atividades foram programadas, coordenadas e acompanhadas pelos professores Matheus Gouvêa Tozzo, Paulo Pellegrini e Ana Paula Hermanson.

E os homens criaram a especulação imobiliária que espero não venha destruir esse fragmento de vida no coração do Jardim Irajá antes que possamos avaliar os possíveis impactos ambientais que poderia causar uma intervenção drástica nesse ambiente.

Enquanto isso, todas as manhãs meus colegas e eu amanhecemos, e dividimos o entardecer, nesse pequeno paraíso de múltipla sonoridade, um caleidoscópio natural de luzes e cores: mas fica cada vez mais difícil não antever uma lápide, no lugar do cartaz “PALMEIRA JERIVÁ – SYAGUS ROMANZOFFIANA” , encimada por um Sagüi.

ANTONIO CARLOS TÓRTORO
ancartor@yahoo.com
www.tortoro.com.br

ARTIGOS, Colégio Anchieta, EDUCAÇÃO