O escritor Guilherme Mapelli Venturi , realizou manhã de autógrafos do seu livro , “Devaneios Poéticos” na Biblioteca do Clube de Regatas, no domingo, dia 11 de janeiro de 2015 , das 10 às 11 horas da manhã.
A presença dele foi a 83ª de uma série que o conselheiro e colaborador, escritor Antônio Carlos Tórtoro, tem levado ao Regatas em um dos finais de semana de cada mês, com o objetivo de incentivar a leitura e apresentar aos regateiros os escritores de Ribeirão Preto e região.
Guilherme Mapelli:
– Prêmio do concurso literário do Clube de Regatas de Ribeirão Preto – 1º lugar conto e crônica e 2º poesia.
– Participação no concurso literário da Casa do Poeta de Ribeirão Preto.
– Participação no concurso literário da ALARP – Academia de Letras e Artes de Ribeirão preto.
– Participação no concurso literário da Feira do Livro de Ribeirão Preto.
– Participação com poemas no projeto Ribeirão Cultural – Poesia na vida e para a vida, primeira e segunda fase.
– Participação com poemas na Antologia Ponto & Vírgula, segunda, terceira, quarta, quinta e Sexta edição.
– Participação em Saraus e demais eventos culturais.
PREFÁCIO DO LIVRO
Prefaciar um livro é sempre uma tarefa complexa, pois, precisamos abstrair a essência do que foi escrito e aliá-la às características da obra e do autor. O trabalho aumenta quando o autor é também seu amigo. Não só o trabalho, mas também, a responsabilidade aumenta.
O livro “Devaneios Poéticos” de Guilherme Mapelli Venturi proporciona um mergulho no interior do “eu”. Através de poemas com estruturas simples, mas com temáticas variadas, o poeta convida o leitor a investigar os mais profundos sentimentos humanos.
O tom dos temas tratados é comovente. Guilherme consegue equacioná-los com tamanha maestria, simplicidade e profundidade e isso faz ressoar em nós, leitores, imagens diversas. Somos convidados a revisitar nossas famílias, nossos amigos, nossas vidas, nossas almas e somos levados para um tempo em que tudo era menos complicado e isso nos acalenta e nos conforta!
Mas o livro não propõe apenas isso, também procura instalar dúvidas e inquietações acerca do mundo em que vivemos, discutindo assim, o posicionamento do “eu” perante a vida, suas urgências e seus paradoxos – dilemas da contemporaneidade.
Assim, o poeta vai tecendo seu intrincado universo dialético e poético, mostrando que em tudo há poesia, basta saber olhar e sentir. Enxergar nas entrelinhas, descortinar as várias possibilidades da palavra. Sentir o doce sabor das metáforas inundar nossas mentes e evocar imagens aprazíveis, levando-nos a paragens novas e poéticas.
Deixar-se levar pelo doce convite de Guilherme e emaranhar-se nas tramas de suas palavras é o mínimo a ser feito durante a leitura desse surpreendente livro. É descobrir-se e ser descoberto. É ver além do que está dito. É sentir-se em casa em terra estrangeira e ao mesmo tempo embalado por uma voz que o faz se perder para depois se encontrar.
Antonio Sérgio Ferreira
Professor de Literatura e Teoria Literária
Prestigiaram a presença do escritor o vice-presidente do Regatas, Antonio Cese., o casal Paulo e Núbia (pai do escritor e a madrasta), o casal Renato e Michele ( amigos), o casal Claudia e Rodrigo (amigos) , e associados do Clube.
A Diretoria do Regatas, como de costume, serviu o tradicional café da manhã aos presentes e AC Tórtoro teve a oportunidade de rever seu ex-aluno de Colégio Anchieta, o Psicólogo Rodrigo Ken.
A bibliotecária Deise recebeu exemplar do livro das mãos do autor — que vieram enriquecer o acervo de mais de dois mil título e Tórtoro entregou um exemplar do seu livro “Repercutindo Educação” .
Fotos de Lu Degobbi – Grupo Amigos da Fotografia