NICOLA TORNATORE NA BIBLIOTECA DO CLUBE DE REGATAS

O escritor Nicola Tornatore , realizou manhã de autógrafos do seu livro “Adelaide – A história da parteira de 12.630 bebês”, na Biblioteca do Clube de Regatas, no domingo, dia 12 de julho de 2015 , das 10 às 11 horas da manhã.

A presença dele foi a 90ª de uma série que o conselheiro e colaborador, escritor Antônio Carlos Tórtoro, tem levado ao Regatas em um dos finais de semana de cada mês, com o objetivo de incentivar a leitura e apresentar aos regateiros os escritores de Ribeirão Preto e região.

Particularmente a presença de Nicola foi imensamente gratificante para AC Tórtoro tendo em vista que Adelaide foi a parteira de seu nascimento, em 1949, e do pai dele, falecido recentemente ( 7/7/2015) Claudio Tórtoro, em 1923. Tórtoro ficou emocionado ao poder ter nas mãos o Caderno de Registros de Partos feitos por Adelaidinha de 1958 a 1966.

Nicola Tornatore, jornalista, trabalhou por duas décadas na Redação do jornal A Cidade, de Ribeirão Preto (SP), um dos poucos jornais brasileiros com circulação ininterrupta há mais de um século. O A Cidade começou a circular em 1905 e cobriu boa parte do período áureo do café, quando a noite de Ribeirão Preto rendeu para a cidade o apelido de a “Pequena Paris”. Responsável pela biblioteca que guarda a coleção encadernada do A Cidade desde 1905, o jornalista teve a oportunidade de conhecer como o noticiário da época tratava os episódios de grande repercussão, como escândalos e assassinatos. E nesse livro traz um pouco das histórias saborosas da “Petit Paris”. Já no livro “A Origem das Cidades”, a segunda obra publicada pelo Clube de Autores, o jornalista conta como surgiram 26 cidades da região – o porquê de seus nomes e casos curiosos dos primórdios.O livro Pioneiros que fizeram História traz a história de 40 pioneiros de Ribeirão Preto- vindos de todas as partes do Brasil e da Europa. No livro Histórias do Picuinha, o autor colaborou na publicação de uma coletânea de textos escritos por um morador de rua conhecido como Velho Pica.
Agora Nicola acaba de lançar o livro “Adelaide – A história da parteira de 12.630 bebês”.

SOBRE O LIVRO

O livro “Adelaide” nasceu!
E ele tem três pais – o autor, neto biológico, e os netos por adoção Renato Castanhari e Érica Amêndola.
Na verdade, Renato e Érica que adotaram a Adelaidinha Parteira e conseguiram, em menos de dois meses, trazer de volta uma linda história de vida que o tempo havia deixado para trás

Adelaide: Um metro e meio de altura, 36 quilos, sapatos nº 31.
De longe, parecia uma criança. Sua aparência frágil
era tamanha que médicos da Santa Casa a apelidaram
de “Dona Bibelô”.
A pequenina Adelaide, nascida em Ribeirão Preto em
1898, foi, no entanto, uma gigante – de 1921 a 1966,
trouxe ao mundo 12.630 bebês.

No livro “Adelaide – A história da parteira de 12.630 bebês”,
o jornalista Nicola Tornatore compartilha com os descendentes
dos portugueses João de Almeida e Joaquina Ferreira Estima e
com Ribeirão Preto a história de uma mocinha muito vivaz e
curiosa, que viveu de 1898 a 1993 e foi uma testemunha
privilegiada de quase um século no Eldorado que os pais dela
vieram buscar da distante Europa.
Parabéns pela publicação que será referência para reconstruir parte da história de Ribeirão Preto e das pessoas, 12.630, que nasceram sob os cuidados da parteira, Adelaide!
Parabéns ao artista, criador da capa e do projeto gráfico, Renato Castanhari, da Editora Corpo 12.

Prestigiaram a presença de Nicola Tornatore na biblioteca do Regatas, amigos e associados do Clube.
A Diretoria do Regatas, como de costume, serviu o tradicional café da manhã aos presentes .A bibliotecária Deise recebeu exemplar do livro das mãos do autor — que veio enriquecer o acervo de mais de dois mil títulos.

Fotos de Lu Degobbi – Grupo Amigos da Fotografia

ARE-Academia Ribeirão-pretana de Educação, ARL- ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, Escritores no Regatas, LITERATURA