AC TÓRTORO – ARTIGO: “ORDEM DES ADEVOGADES”

 

“ORDEM DES ADVOGADES”

— Boa noite a todos.

— Boa noite a todas.

Com estas palavras foi aberta uma reunião que contava com a presença de pessoas teoricamente cultas.

Mas todos, pronome indefinido,  é o plural de todo, do latim totus,tota,totum, “inteiro”

É assim a Língua Portuguesa culta.

Por alguns instantes fiquei esperando que ela dissesse:

— Boa noite “todes”  ou boa noite “todxs”. Eu queria aprender a pronúncia correta de tais neologismos, para mim, esdrúxulos.

Eu me senti agredido, juntamente com a sagrada, para mim, Língua Portuguesa.

Naquele momento, vi as letras e palavras que aprendi a escrever e ler sangrarem copiosamente.

Eu não sabia se deveria ligar para a polícia ou para a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil: ou seria, doravante, “Ordem des Advogades de Brasil”?

Não consigo aceitar, como alguns defendem,  que seu uso não está incorreto, mesmo os termos não estando presentes na gramática normativa: afinal de contas estamos tratando de um princípio gramatical.

Problemas a serem discutidos quando o assunto é a inclusão , ou falta dela, devem ser resolvidos com ações práticas e objetivas, e não assassinando a língua pátria.
E se o assunto for gênero, é importante  esclarecer que sexo é uma questão biológica e, nesse caso, gênero é uma classificação gramatical.  Segundo o professor José Maria da Costa: “(…) determinados idiomas, além do masculino e do feminino, também têm o gênero neutro, algo inaceitável quando se fala de sexo. Em tais línguas, animais, que sabidamente têm sexo, muitas vezes, pertencem ao gênero neutro. Por outro lado, seres assexuados – como o garfo e a colher – não deixam de ter seu gênero. Alguém, por acaso, iria procurar uma razão por que garfo é masculino em português, e por que colher pertence ao feminino?

Enfim, da mesma forma que Márcio Coelho — Artigo intitulado “Todas, Todos e Todxs, pode isso? — , estou ao lado da luta de todas as mulheres, mas, dou prioridade a uma senhora anciã, que permite nosso imperfeito – como diria S. Tomás de Aquino -, mas principal modo de comunicação: a Língua Portuguesa!

ANTONIO CARLOS TÓRTORO

www.tortoro.com.br

 

ACADEMIAS, ARE-Academia Ribeirão-pretana de Educação, ARL- ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, ARTIGOS, LITERATURA