ALEXANDRE AZEVEDO E ELISA BECHUATE AZEVEDO NA BIBLIOTECA DO CLUBE DE REGATAS

Os escritores Alexandre Azevedo e Elisa Bechuate Azevedo , realizaram manhã de autógrafos de seus respectivos livros, “Pedro II – A história de um homem e de um theatro com agá maiúsculo” ( distribuído gratuitamente aos presentes ao evento ) e “Etiqueta sustentável” na Biblioteca do Clube de Regatas, no domingo, dia 9 de maio de 2016, das 10 às 11 horas da manhã.

A presença deles foi a 100ª de uma série, que o associado e colaborador, escritor Antônio Carlos Tórtoro, tem levado ao Regatas, no 2º. domingo de cada mês, com o objetivo de incentivar a leitura e apresentar aos regateiros os escritores de Ribeirão Preto e região.

ALEXANDRE AZEVEDO
(Belo Horizonte, Minas Gerais, 1965) é um cronista, teatrólogo, romancista, contista, ensaísta e autor de livros infantis.[1] Atualmente reside em Ribeirão Preto, São Paulo. Alexandre Azevedo é casado com Elisa Bechuate Azevedo (autora e consultora de etiqueta e comportamento), com quem tem três filhos, Fernanda, Clarissa e Pedro Alexandre.[2]
Publicou mais de 70 obras, algumas delas elogiadas, comentadas e prefaciadas por autores como Luís Fernando Veríssimo, Ziraldo, Manoel de Barros, Lourenço Diaféria, Isaias Pessotti, Carlos Herculano Lopes,Affonso Romano de Sant’Anna, Adelino Brandão, Márcio José Lauria e Carlos Augusto Segato. Dos programas que participou, destacam-se o do “Programa do Jô” e da Rádio Senado, comandado pela escritora Margarida Patriota.
Alexandre Azevedo pertence à Academia Ribeirãopretana de Letras e à Academia Ribeirãopretana de Educação. Em 2008, foi lançado, pelo Colégio Ideal, de Ribeirão Preto (SP), o “I Concurso Literário Alexandre Azevedo”. O escritor também participa, como palestrante, da “Semana Euclidiana”, evento cultural realizado anualmente em São José do Rio Pardo. Em 2009, a editora Saraiva lançou um catálogo especial em homenagem aos seus 20 anos de carreira literária. Em 2012, foi o autor da terra homenageado pela 12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto (SP).[3] Neste mesmo ano, atingiu a marca de meio milhão de livros vendidos.

ELISA BECHUATE AZEVEDO

Elisa Bechuate Azevedo nasceu em Campo Grande (MS) e reside em Ribeirão Preto desde 1992. Autora do livro “Etiqueta Cotidiana”, Elisa Azevedo é casada com o escritor Alexandre Azevedo, com quem tem três filhos, Fernanda, Clarissa e Pedro Alexandre. Elisa promove cursos e palestras em escolas de Ribeirão Preto e Região, sobre etiqueta e bom comportamento.

SOBRE O LIVRO : PEDRO II – A HISTÓRIA DE UM HOMEM E DE UM THEATRO COM AGÁ MAIÚSCULO

Como parte das comemorações dos 85 anos do Theatro Pedro II, Fundação Dom Pedro II lança o livro Pedro II, a história de um homem e de um tHeatro com agá maiúsculo, no dia 8 de outubro. A obra, escrita por Alexandre Azevedo e ilustrada por Cordeiro de Sá, relata de forma lúdica a história do teatro no Brasil desde a chegada da família real, em 1808, passando pelos principais espetáculos já encenados no país, para contar a história do Theatro Pedro II.
Na narrativa em primeira pessoa, o próprio Dom Pedro II conta a história para um interlocutor oculto, sentado na plateia enquanto aguarda o início de um espetáculo. Dulce Neves, presidente da Fundação, explica que o livro é dirigido ao público infantil e ao juvenil. Ressalta, entretanto, que o enredo é capaz de transportar crianças, jovens e também adultos para uma legítima aula de história do Brasil, contextualizando a importância do Theatro Pedro II para o país.
O projeto foi realizado por meio do Programa de Ação Cultural (Proac) do governo do estado de São Paulo, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Instituto do Livro e Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Daerp), com patrocínio das empresas Tereos, Madeiranit e Sasazaki.
Todas as escolas públicas e bibliotecas municipais receberão um exemplar do livro. Segundo Dulce, grupos de crianças e adolescentes que visitam o Theatro também receberão livros. Depois do lançamento, o site www.theatropedro2.com.br vai disponibilizar a versão online gratuitamente.

SOBRE O LIVRO : ETIQUETA SUSTENTÁVEL

ETIQUETA SEM FRESCURA
“Uma árvore lhes basta para o necessário da vida; com as folhas se cobrem, com o fruto se sustentam, com os ramos se armam, com o troco se abrigam e sobre a casca navega”.
Padre Antonio Vieira, sobre os povos indígenas.
Segundo a Wikipédia: “Etiqueta (do francês étiquette) é o conjunto de regras cerimoniais que indicam a ordem de precedência e de usos a serem observados pela corte em eventos, públicos ou não, onde estiverem presentes chefes de estado e/ou alta autoridades tais, como solenidades e datas oficiais; por extensão, são ainda as normas a serem observadas entre particulares, no trato entre si.
Para Norbert Elias são normas de conduta que denotam boa educação, a partir da ideia de autocontrole como indicador de civilidade; estas mudanças de comportamento formam mesmo a base do estado nacional moderno, a partir da instalação das monarquias absolutas. Segundo ele ‘o controle mais complexo e estável da conduta passou a ser cada vez mais instilado no indivíduo desde seus primeiros anos, como uma espécie de automatismo, uma autocompulsão à qual ele não poderia resistir, mesmo que desejasse” (…) Nessa sociedade aquele que melhor conseguir moderar suas paixões é aquele terá melhores vantagens, conseguirá e manterá favores’ ”.
Para Elisa Bachuate, em seu livro “Etiqueta Sustentável”, etiqueta não é nada disso.
O escritor Alexandre Azevedo, no prefácio da obra, diz o seguinte: em Etiqueta Sustentável — como Elisa faz questão de frisar, sem frescura — torna agradáveis e educativos, simples e objetivos, claros e concisos, atrativos e elucidativos, tudo o que é tratado sobre esse assunto aparentemente chato.
Ao tratar de assuntos complexos tais como sustentabilidade e reciclagem, no livro as soluções parecem fáceis — e o são; as pessoas é que as tornam complicadas.
Enfim, com uma linguagem simples e por meio de exemplos práticos e objetivos, a autora nos mostra que é possível exercitar a sustentabilidade em todas as atividades do dia a dia, obedecendo os seis erres para evitar o desperdício: Repensar/Reduzir/Reaproveitar/Reciclar/ Recusar / Respeitar…a biodiversidade.
Etiqueta Sustentável, segundo a autora, não pretende sérum manual de boas maneiras e de sustentabilidade, e, sim, busca conscientizar as pessoas de que as pequenas mudanças exercem uma grande diferença no dia a dia. Podemos começar, por exemplo, evitando desperdício na hora das refeições, servindo-nos apenas do que formos consumir, oferecendo carona aos amigos e familiares, para, assim, evitar excessos de veículos nas ruas, e até fazendo uso do transporte coletivo.
E sugere, na contracapa: Pense nisso! E comece já a ajudar na construção de um mundo ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.

Prestigiaram o evento de Alexandre e Elisa, na biblioteca do Regatas o vice-presidente do Regatas, Antônio Cese, e seu filho; o diretor de restaurante, Luiz Carlos Guimarães Collucci, e sua esposa; o fotógrafo Rod Tórtoro, além de amigos e associados do Clube.
A Diretoria do Regatas, como de costume, serviu o tradicional café da manhã aos presentes. A bibliotecária Deise recebeu exemplares dos livros das mãos dos autores, que vieram enriquecer o acervo de mais de dois mil títulos.
Os escritores receberam um exemplar do livro Repercutindo Educação de AC Tórtoro.
Fotos de Lu Degobbi – Grupo Amigos da Fotografia

ACADEMIAS, ARE-Academia Ribeirão-pretana de Educação, ARL- ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, Colégio Anchieta, EDUCAÇÃO, Escritores no Regatas, LITERATURA